​OBJETIVOS E FINALIDADES

O clube de cinema 8 e meio da Escola Secundária Eça de Queirós promove o 13.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. Visando reconhecer a escola como um espaço de criação e participação, este concurso incentiva a expressão pessoal sobre o mundo, que a escola - através da sua amplitude curricular - ajuda a interpretar e a reinventar, recorrendo ao audiovisual, e mais especificamente, ao vídeo.
Esperamos contribuir para encurtar a distância que ainda existe no nosso país entre a fruição autodidata da televisão e, mais raramente, do cinema, e a possibilidade de expressão através do audiovisual, recorrendo às aprendizagens do seu leque poderoso de conteúdos e do seu poder mágico de nos transmitir as mensagens mais complexas.
Esperamos incentivar o desenvolvimento dos conteúdos mais recentemente integrados nos currículos escolares, equacionados pela necessidade emergente de participarmos no mundo global, cada vez mais competitivo, cada vez mais complexo e cada vez mais em interação. Por último, fica o sonho de que os estudantes participantes sejam futuros amantes do cinema - talvez até realizadores, com imaginário próprio - acrescentando o seu olhar transformador ao mundo.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Podem participar no 13.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio os estudantes do ensino secundário, matriculados ou inscritos em exames no ano letivo 2018/2019, em escolas secundárias de território português. Cada participante pode concorrer com o número de filmes que desejar. Os filmes concorrentes podem ser realizados por um ou por vários autores. Não podem concorrer filmes realizados antes de 2018.
O 13.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio aceitará filmes inéditos, de tema livre, com uma duração máxima de oito minutos e meio (incluindo o genérico e os créditos finais). Os filmes devem ser entregues em formato .avi (audio video interleave), .mov (quicktime movie) ou .mp4 (mpeg-4). Consideram-se participantes todos os filmes inscritos e enviados à organização, até 31 de Agosto de 2019, que cumpram este regulamento.

 

PRAZO E ENTREGA DE FILMES

Para admissão a concurso, deverão enviar ficha de inscrição, imagem digital do BI/CC (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) e, naturalmente, o(s) filme(s), até ao dia 31 de agosto de 2019. Os concorrentes devem, em simultâneo, submeter a Ficha de Inscrição.

 

Para submeter o filme (nome do ficheiro deve ser o título do filme) e a imagem digital do BI/CC (nome do ficheiro deve ser primeiro e último nome do participante seguido da palavra doc) - o endereço de e-mail para envio é concursovideo8emeio@gmail.com:

PRÉMIOS

1º Prémio I Câmara Municipal da Póvoa de Varzim600 Euros

2º Prémio I Câmara Municipal da Póvoa de Varzim400 Euros

 

3º Prémio I Escola Secundária Eça de Queirós200 Euros

 

Prémio ESEQ I Associação de Pais da ESEQ – 150 Euros

O Prémio ESEQ (prémio único) será atribuído ao melhor filme de um aluno matriculado na Escola Secundária Eça de Queirós, que não acumulará com os prémios anteriormente designados e que será escolhido após a atribuição dos mesmos.

JÚRI

O júri designado para os prémios Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Escola Secundária Eça de Queirós será composto por três personalidades, com trabalho desenvolvido e reconhecido no domínio do cinema ou de áreas complementares ao cinema, sem qualquer vínculo com a organização ou com as escolas secundárias participantes. O júri poderá atribuir menções honrosas, distinguindo a qualidade de outros filmes que não os premiados.
O júri designado para o Prémio ESEQ será composto por um elemento do clube de cinema 8 e meio, um representante da Direção da ESEQ e um representante da Associação de Pais da ESEQ.
Das decisões do júri não haverá lugar a recurso.
As decisões do júri só serão conhecidas na cerimónia de entrega de prémios, que acontecerá em dezembro de 2019, no Cine-teatro Garrett, Póvoa de Varzim. Consulte 8emeio.tumblr.com para informações sobre a cerimónia de entrega de prémios (a partir de 15 de novembro).
O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio, por eventual falta de qualidade dos trabalhos apresentados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os concorrentes cedem ao clube de cinema 8 e meio os direitos não exclusivos de exibição dos filmes participantes em futuras exibições e a sua utilização na divulgação das atividades do Clube.

No caso de filmes realizados coletivamente (por mais do que um estudante), deverá constar na ficha de inscrição, no espaço reservado para o efeito, o nome do representante do grupo de estudantes, a quem, no caso de o filme ser premiado, será entregue o(s) prémio(s) correspondente(s). Esse representante ficará responsável pela posterior distribuição do(s) mesmo(s), não cabendo qualquer responsabilidade nesse processo ao clube de cinema 8 e meio/Escola Secundária Eça de Queirós.

A participação no concurso implica a aceitação plena das normas contidas neste regulamento.

A organização do concurso reserva-se o direito de deliberar sobre qualquer situação omissa neste regulamento.

© 2019 Bartleby Toon para clube de cinema 8 e meio | Escola Secundária Eça de Queirós

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now