O clube de cinema 8 e meio da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) tem o prazer de vos apresentar o 16.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário.

O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destina-se à participação de todos os estudantes do ensino secundário português.

Este concurso distinguirá um 1.º Prémio com 600 Euros, um 2.º Prémio com 400 Euros e um 3.º Prémio com 200 Euros.

Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação.

Este ano, o clube de cinema 8 e meio espera pelo entusiasmo dos estudantes do ensino secundário português, encantando através dos seus filmes e escrevendo a história de um evento que este ano comemora quinze anos.

Realiza o teu sonho!

clube de cinema 8 e meio

MENSAGEM DO DIRETOR

Uma vez mais, o Clube de Cinema 8 e meio, da Escola Secundária de Queirós, organiza o Concurso Nacional de Vídeo Escolar 8 e Meio. São já uns “espantosos” dezasseis anos, onde a premissa inicial se mantém inalterada, sob a forma de uma proposta feita aos alunos portugueses, do continente e ilhas, para que, através da linguagem cinematográfica, participem num evento que se quer livre e plural, no aproveitamento desta notável e mais que centenária forma artística. Como escola organizadora, não podíamos estar mais satisfeitos com o que tem sido esta jornada cultural e pedagógica. De facto, detemos já um espólio importante de manifestações artísticas, construído com a generosidade e visão dos alunos que, ano após ano, nos brindam com propostas renovadas de exploração das imagens em movimento, sempre tão ricas em possibilidades comunicativas. Cumprem-se, pois, dezasseis anos em que nos lançamos, entusiasmados, para esta aventura. Fomos descobrindo, como escola e clube, a forma de enriquecer esta experiência inaugural, tornando-a progressivamente mais sedutora para os alunos. Pensando que o tempo nos deu razão, dado que a 7.ª arte é hoje, e  consensualmente, encarada como uma das ferramentas mais eficazes na ampliação do conhecimento dos estudantes, cremos que o “pioneirismo” deste projeto nos dá responsabilidades acrescidas, no sentido de continuar a oferecer-lhes uma plataforma onde possam mostrar os projetos cinematográficos que, afincadamente,  vão construindo ao longo do ano letivo.

Saúdo os futuros participantes, garantindo-lhes que aqui terão, como é habitual, um espaço que respeitará integralmente as suas criações, premiando-as condignamente e oferecendo-lhes uma festa final de consagração do seu talento.

José Eduardo Lemos

Diretor da Escola Secundária Eça de Queirós

CARTAZ_8_E_MEIO_16_WEB.jpg
  • Facebook - Círculo Branco
  • Tumblr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco