O clube de cinema 8 e meio da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) tem o prazer de vos apresentar o 18.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário.
O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destina-se à participação de todos os estudantes do ensino secundário português.
Este concurso distinguirá um 1.º Prémio com 600 Euros, um 2.º Prémio com 400 Euros e um 3.º Prémio com 200 Euros.
Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação.
Este ano, o clube de cinema 8 e meio espera pelo entusiasmo dos estudantes do ensino secundário português, encantando através dos seus filmes e escrevendo a história de um evento que este ano comemora dezoito anos.
Realiza o teu sonho!
clube de cinema 8 e meio
MENSAGEM DO DIRETOR
Gostaria, em primeiro lugar, de saudar os participantes das dezassete edições do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. Sem dúvida que o sucesso e a longevidade deste notável projeto escolar, muito lhes deve. Esperamos que continuem a honrar-nos com os vossos contributos criativos.
Dirijo uma segunda palavra de apreço aos estudantes da ESEQ que se têm juntado à
organização do concurso, assegurando muitas das tarefas fundamentais para o bom
desenrolar do mesmo. Esta é uma dimensão importantíssima na formação destes alunos, estimula o gosto pelo trabalho colaborativo e dá-lhes oportunidade de estabelecerem metodologias de trabalho em equipa, determinantes para o aprofundamento de valores essenciais em qualquer sociedade saudável e produtiva, como a responsabilidade, a civilidade e a solidariedade.
Não poderia também deixar de referir os professores ligados ao clube de cinema 8 e meio que, além de cumprirem os seus deveres relativos ao cada vez mais exigente serviço letivo, encontram ainda energia suplementar para organizar este Concurso, proporcionando aos que nos visitam uma plataforma de exibição dos seus projetos de cinema. Uma missão complexa, dado tratar-se de um concurso à escala nacional.
E é justamente por se tratar de um evento à escala nacional, que confiámos que desta enorme base de recrutamento do talento jovem, surjam propostas cinematográficas desafiantes, ousadas e irreverentes, correspondendo, no essencial, a um pensamento livre e critico sobre o mundo. Uma bela forma de comemorarmos os 50 anos da democracia portuguesa.
Pela nossa parte, ESEQ, está tudo a postos para que possamos fazer uma vez mais da Póvoa de Varzim, a capital do cinema jovem português. Para o efeito, contamos, entre outros, com o valioso apoio da Câmara Municipal que, desde a primeira hora, acreditou no projeto não se poupando a esforços para satisfazer as exigências organizativas de um evento desta magnitude.
Falei no início deste breve texto em longevidade. Haja alunos interessados em participar e uma equipa apta em corresponder às expetativas depositadas neste desafio e, estou seguro, levaremos mais uma vez a nossa intenção adiante. Intenção que consiste, dito de uma forma simples, em articular os exigentes programas do currículo nacional, com as aprendizagens decorrentes de uma atividade mais livre e poética.
Participem!
José Eduardo Lemos
Diretor da Escola Secundária Eça de Queirós