O clube de cinema 8 e meio da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) tem o prazer de vos apresentar o 11.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário.

O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destina-se à participação de todos os estudantes do ensino secundário português.

Este concurso distinguirá um 1.º Prémio com 600 Euros, um 2.º Prémio com 400 Euros e um 3.º Prémio com 200 Euros.
Para além destas categorias, está prevista a atribuição do prémio do público, conferido pelos espetadores presentes na cerimónia pública de encerramento do evento e ainda o prémio ao melhor filme realizado por um aluno da escola organizadora.

Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação. Desde há oito anos que desenvolve uma parceria com o Curtas - Festival Internacional de Cinema (Vila do Conde) e com a Animar, colaborando com a programação de eventos educativos dedicados ao cinema de animação.

Este ano, o clube de cinema 8 e meio espera pelo entusiasmo dos estudantes do ensino secundário português, encantando através dos seus filmes e escrevendo a história de um evento que este ano comemora onze anos.

Realiza o teu sonho.

clube de cinema 8 e meio

 

MENSAGEM DO DIRETOR

Pela décima primeira vez, o clube de cinema da Escola Secundária Eça de Queirós organiza o Concurso de Vídeo Escolar, que todos os anos mobiliza largas dezenas de alunos unidos por uma paixão comum: a 7.ª arte.
Em 2006, começou por ser uma atividade dirigida apenas aos alunos da ESEQ mas, em 2008, o clube de cinema 8 e meio teve a feliz iniciativa de dar escala a este projeto, tornando-o um evento nacional. Se na altura algumas dúvidas subsistiram sobre este ousado passo, julgo que o tempo e as sucessivas edições se encarregaram de mostrar que foi a opção correta, dado haver nas escolas portuguesas muito talento a que urge dar condições de ser visto e partilhado. Pela nossa parte, como escola promotora do evento, entendemos que não é suficiente a mera proposição de um Concurso de Vídeo Escolar. Consideramos que é fundamental um investimento em condições logísticas (técnicas, materiais e humanas) capazes de dignificar as participações que nos chegam. E é este o caminho que temos trilhado. Com um conjunto de prémios, uma vez mais, bastante atrativo e uma festa de encerramento anunciada para o Cine-teatro Garrett (tal com aconteceu nas duas últimas edições), penso que estão reunidas as condições para que em conjunto possamos escrever mais uma estimulante página desta aventura pedagógica que se chama Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. Ficamos então à espera dos vossos filmes.

José Eduardo Lemos

Diretor da Escola Secundária Eça de Queirós