O clube de cinema 8 e meio da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim) tem o prazer de vos apresentar o 15.º Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio. O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário.

O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destina-se à participação de todos os estudantes do ensino secundário português.

Este concurso distinguirá um 1.º Prémio com 600 Euros, um 2.º Prémio com 400 Euros e um 3.º Prémio com 200 Euros.

Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação.

Este ano, o clube de cinema 8 e meio espera pelo entusiasmo dos estudantes do ensino secundário português, encantando através dos seus filmes e escrevendo a história de um evento que este ano comemora quinze anos.

Realiza o teu sonho!

clube de cinema 8 e meio

MENSAGEM DO DIRETOR

No lançamento de mais uma edição do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, a décima quinta, gostaria de deixar uma breve reflexão sobre este projeto e a forma como ele dialoga, num sentido mais amplo, com a “política educativa” da Escola Secundária Eça de Queirós.
Começo por saudar o empenho e a resiliência da organização e dos alunos participantes na última edição, observando que, mesmo num contexto de enormes dificuldades coletivas causadas pela COVID-19, fizeram questão de dizer “presente” e transformar o 14.º Concurso de Vídeo Escolar num momento festivo, um pouco ao arrepio do cansaço e pessimismo que se foi instalando no nosso quotidiano. Este facto confirma a pertinência deste projeto, dando-lhe um sentido de continuidade que me apraz registar.
Voltando à edição em lançamento, prometemos não poupar esforços para que possam ser mantidos os padrões organizativos habituais, investindo em prémios aliciantes e numa linha gráfica cuidada, procurando desta forma dar dignidade às obras rececionadas e proporcionar aos jovens criadores um espaço de partilha de experiências no domínio da realização cinematográfica.
Na ESEQ, somos muitos exigentes quanto ao cumprimento das metas educativas que traçamos para os nossos alunos. Trabalhamos diariamente para que possam atingir os objetivos que perseguem, investindo muito do nosso esforço na criação de estratégias que tornem as suas aprendizagens mais eficazes. Com a consciência plena de que estamos integrados num sistema educativo centralizado e bastante competitivo, em que o sucesso académico se confunde por vezes com a exaustiva exploração dos currículos oficiais, afirmamos, ainda assim, não prescindir desta outra forma (complementar) de fazer cumprir a escola, criando dinâmicas alternativas, onde a liberdade e a cidadania possam ser amplamente cultivadas. É neste contexto que clubes como o 8 e meio podem, efetivamente, fazer sentido.

José Eduardo Lemos

Diretor da Escola Secundária Eça de Queirós

_CARTAZ_8_E_MEIO_15_FINAL_web.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Tumblr - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco